segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ivana Bentes domingo Rio de Janeiro setembro de 2015


Estranhos no Paraíso! Beirou o insuportável o clima de conflito e agressão à juventude negra nas praias do Rio neste domingo de sol. Começa nos ônibus com policiais dentro, revistando, buscando, afrontando, reprimindo. Os meninos reagem, são pura potência e energia, não aceitam mais o racismo da polícia e de alguns moradores e comerciantes da Zona Sul.
Se tem roubos pontuais, a maior parte das olas juvenis são um fenômeno coletivo das galeras que se juntam, se autoprotegem e "tocam o terror" com uma violência simbólica (e também de fato) que responde a uma violência real, continuada, programática!
A policia mata nas favelas, achaca e prende preferencialmente os meninos negros. Os garotos na Vieira Souto se impõem em grupos, zoam, cantam alto, assustam com sua sociabilidade de tribos juvenis. Clima de tensão, stress, correria em Ipanema. Grupos entrando amedrontados nos restaurantes porque um policial atira pra cima para dispersar os garotos negros que andam juntos.
Um bunker de carros de polícia e carros de reportagens das principais TVs concentrados no Arpoador esperam a próxima correria. Um circo midiático em torno de um moleque negro perseguido na areia. Oito jovens negros dentro de camburões! Mães, namoradas, irmãs, amigos explicando a policias que "ele não é ladrão", mais as operações são pela cor da pele, alguns meninos são levados no bolo, ou por que reagem a truculência e suspeição contra pobres!
Em todos os pontos de ônibus policiais aos montes olhando para cada menino, mulher, criança negra como suspeitos! Moradores e porteiros dos prédios chiques nas portarias comentando a violência, e alertando seus iguais (os brancos) que passam pra tomar cuidado!
Os garotos e os grupos nos pontos de ônibus estão revoltados: "se me tocarem, se jogarem gás de pimenta dentro do ônibus, vamos dar porrada!". "Não adianta prender, a Dilma vai mandar soltar", diz uma homem branco pronto para um linchamento na rua! Racismo, rejeição, ódio de classe, entre os grupos. Querem expulsar a juventude negra do paraíso!
"Somos todos iguais na praia", nunca fomos! Só que agora tem uma garotada que não aceita, não vai aceitar o apartheid "cordial" das areias cariocas!
Podem chamar de arrastão ou do que for, podem criminalizar, pode colocar no Jornal Nacional e no Fantástico, enquanto não tiver um arrastão pra mudar essa mentalidade racista os meninos vão responder com o que tem: seus corpos e sua potência!
P.S 1. O que está por trás desse clima de apocalipse que culpabiliza e criminaliza os jovens negros é também uma reação para reverter a decisão do juiz Pedro Henriques Alves, do Rio, de acabar com prisões por suspeição dos jovens nos ônibus: "A iniciativa surgiu após dezenas de jovens terem sido apreendidos nos últimos meses a caminho das praias da Zona Sul, sem que estivessem praticando atos infracionais." http://www.tjrj.jus.br/.../home/-/noticias/visualizar/22921
P.S 2 Moradores de Copacabana cercam e agridem ônibus com jovens que voltam da praia:
— "Abre a porta, abre a porta, motorista! Só tem ladrão. Vamos dar porrada. Fotografa eles, só tem ladrão — dizia um deles, enquanto espancava um adolescente, chutado várias vezes. "

Nenhum comentário: